Rander Ariel.
Todo fanatismo é prejudicial, mas, fanatismo religioso algumas vezes é desumano.
"Quem dera que as pessoas, independentemente de suas religiões e crenças, fossem seres humanos sem fronteiras, sempre expondo, e não impondo, as suas idéias. A imposição das idéias, sejam elas religiosas, políticas ou científicas, sempre foi um câncer que corrói nossa espécie e destrói a liberdade. Jesus divulgava seus pensamentos claramente, mas convidando: "QUEM TEM SEDE VENHA A MIM E BEBA". Era um ato voluntário."
         Muitas vezes me deparo com preconceitos religiosos por parte de seguidores de algumas religiões, preconceitos do tipo " Você não é boa gente" " Você tem que ir na igreja" " Você não vai para o céu" " Você está gripado , pois, não frequenta igreja" e etc. Isso por sua vez é uma grande hipocrisia, pois, não precisamos frequentar igrejas para seguir o caminho de Jesus ou ser digno. Quem dera se os cristãos fossem cristãos 24 horas por dia. Muitos cristão aprendem uma coisa na igreja e praticam outro no cotidiano, seja roubo, falcatruas, desonestidades, brigas, insultos, atos de agressividades, mentiras, corrupção e etc. Muitos aprendem que devemos " Amar uns aos outros como Jesus nos amou" mas parecem que 'desaprendem' ao sair da igreja. Certa vez eu estava em uma igreja católica e tinha um mendigo na porta, um homem bem aparentado saiu da igreja e foi totalmente grosseiro com o senhor. Eu fiquei imaginando: - Será que de fato isso é um ato humano e vai ao encontro dos princípios de Deus?
           A resposta parece obvia e clara, mas, eu não entendo e nem compreendo o motivo de quem frequenta qualquer religião se sinta mais próximo de Deus do que os outros. Deus é fonte de vida, amor, solidariedade, humanidade e está presente em qualquer lugar do mundo, pois, o mundo é a casa de Deus é o seu lar, é o nosso espaço. As igrejas são construções humanas que falam de Deus, mas, qualquer lugar que se fale em Deus e siga seus ensinamentos também é um lugar digno.

             Eu fico imaginando os padres das igrejas católicas que pregam os ensinamentos de Cristo, mas ao mesmo tempo comentem atos de crueldade como a pedofilia e o abuso infantil, assim como os Pastores de igrejas protestante que pregam a palavra de Deus e comentem atos de corrupção, chantagem espiritual e tiram dinheiro das pessoas que lutam dia a dia para conseguir seu sustento e Donos de lares espíritas que arrecadam doações e não repassam aos necessitados e vendem as doações. Líderes religiosos que falam e pregam uma coisa e praticam outras nas escondidas. 

       Um caso inusitado aconteceu esses dias onde uma equipe de profissionais foram convidados a participarem de uma ação de solidariedade distribuindo ovos de páscoa a um lar de caridade com pessoas com problemas mentais, entretanto, nesse grupo a maioria eram evangélicos e tinha um líder espiritual da igreja evangélica, quando chegaram ao local perceberam que o lar de caridade era também um centro espírita eles não quiseram entrar na casa de apoio e praticar o ato de solidariedade e humanidade. Mas, Ali não se tratava de religião ou coisa do tipo, ali se tratava de humanidade, solidariedade e fraternidade ( atos que estão muito acima de religião). Jesus sempre dizia " Somos todos irmãos". E esse ensinamento deveria estar acima de qualquer preconceito religioso.

           Eu não consigo entender o motivo das pessoas não colocarem os ensinamentos de Cristo acima de qualquer coisa ou ação. Eu particularmente acredito que atos de bondade, caridade, solidariedade, atos voluntários para o bem do próximo esteja acima de qualquer coisa, sobretudo do 'achar' de religiosos. Pra mim um ser humano é muito mais digno de Deus fazendo caridade e solidariedade do que indo as misas e cultos religiosos mas desprezando seus próximos. frequentar igreja não é e nunca foi sinônimo de grandiosidade de coração e proximidade com Deus.
             Eu quando criança frequentei diversas religiões, minha família me deu a liberdade de poder escolher a religião que eu quisesse seguir, fui em católica ( fui catequizado ), frequentei evangélicas, testemunha de Jeová, Mormons, espiritas e etc. Em todas as religiões Deus era o criador, entretanto, na maioria havia o preconceito e a discriminação com a outra religião. Aprendi sobretudo que Deus está presente em nossas vidas a todo e qualquer momento, é nosso Pai sempre. Deus está presente na menor criatura do Mundo até a maior, Deus está presente na manhã, no luar, no sol, nas matas, na chuva, no canto dos pássaros, em nossos pensamentos e etc. O Mundo seria bem melhor se todos os cristão fossem cristão 24 horas por dia e praticassem o bem sem olhar a quem e não apenas cristãos aos domingos ou enquanto estiver na igreja ou templo. 

Obs : Não tenho religião e não sou ateu. ( Ateu é quem não acredita e Deus) E eu creio e confio em Deus, só não idolatro líderes religiosos. Quem não se lembra dos escândalos de Pedofília de padres da igreja católica? Quem não se lembra do esquema do Bispo Edir Macedo da igreja evangélica para enganar seus fieis? Quem não se lembra do líder de um centro espírita que recebia doações e não doava para as instituições e nem para a população, mas vendia o que arrecadava. Repito, não tenho religião e nem critico quem tem. Apenas recrimino o ato da intolerância, discriminação e a forma com que alguns tem julga quem não tem.

 Para entender mais veja o vídeo:

Marcadores: | edit post
16 Responses
  1. Texto muito bem elaborado. Realmente é uma pena que a religião trave as pessoas em algumas situações. Será que a religião realmente é algo bom para as pessoas? É algo a ser pensado, mas cada um sabe de si e decide aquilo que é melhor para sua vida.


  2. Astréia Says:

    Sem dúvida, o amor ao próximo deve está acima de qualquer religião...


  3. Dan Says:

    os macacos evoluiram e aki estamos nós!
    os humanos evoluiram? Não, por causa da igreja! FATO!


  4. Betty Gaeta Says:

    Eu sou agnóstica. Acho que princípios valem mais do ensinamentos religiosos. como não tenho certeza do que virá após a morte, faço todo bem que puder agora, pois posso não ter outra chance.
    Bjkas e Feliz Páscoa!


  5. iMarty Turbo Says:

    eu nao estou nem ai pelo o q vc pensa sobre religioes, pra mim religiao eh bobera, pra mim nem precisava existir issso


  6. Kitty Says:

    Texto ótimo! Eu, como atéia, não devo comentar muito sobre o assunto...tenho aversão às instituições religiosas por ter frequentado algumas na minha época de indecisão, quando ainda tentava me 'enquadrar' em alguma fé.. os 'cristãos' que apontam o dedo pra julgar as pessoas 'do mundo' são os mesmos que fazem pior no dia-a-dia, entre si.
    Acho que crença é uma coisa individual, e crer em Deus não é só pregar valor moral, mas usá-los rotineiramente, principalmente o AMOR AO PRÓXIMO.
    Beijo,
    K.


  7. Eu sou Ateu.
    E concordo com a Betty!
    "princípios valem mais do ensinamentos religiosos. "
    Ajudo outra pessoa, por consciencia.
    Por compaixão, não por que um ser superior me disse para faze-lo.

    Muitas pessoas impoe suas crenças e isso é triste.

    Vivemos em um mundo diverso e devemos aceitar essas diferenças.

    Não importa no que acreditamos ou não. Estamos todos vivos, sendo humanos, árvores, peixes ou qualquer forma de vida. Devemos ter compaixão e compreensão, por sermos seres pensantes.


  8. Muito bom! Blog bem organizado e bem decorado. Parabéns ! Abçs, Marujo


  9. Srtª Elis° Says:

    ahh me lembro dessa reportagem..muito boa ela...
    olha eu seu que a religi/ao influi sobre as pessoas mais eu acho que acima de tudo vem a nossa indole humana de cuidar e não ver sofrer....
    goseti de suas palvras... um xeroo!


  10. Macaco Pipi Says:

    ahh
    que maravilha esse amor!


  11. Daniel Silva Says:

    religião é uma droga!


  12. C & I Says:

    Posha...to ate meio extasiado,que texto cansou ler mais valeu a pena..

    sem duvida amor ao proximo sempre..independente de qualquer coisa..amar o proximo né?


    sei la parabenss! ai pel oblog belo trabalho

    http://contemporaneoeindiscreto.blogspot.com/



  13. Lady Marinah Says:

    Lindo texto, amor ao próximo esta acima de qualquer religião. Adorei teu blog (:


  14. Gui Wilhelm Says:

    Intolerância religiosa me dá nos nervos. "O meu é melhor que o seu", "Meu deus é grandioso mais que o seu". O cristão pretende conquistar o mundo, ou os corações de todo mundo. Faz isso, é claro, seguindo a ordem de seu mestre, o tal do ide: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho da PAZ a toda a criatura..." (MC - 16:15)

    Isso me lembra um antigo posto do meu próprio blog. Com algum tempo extra...: http://umcopoeumasprosas.blogspot.com/2008/03/pedras-e-bblias.html


  15. Claro.
    Intolerância é terrível.


Postar um comentário